Programa in loco, Oficinas de fotografia

In Loco, novo programa de oficinas de 15 horas do Instituto Casa da Photographia, tem como proposta trazer fotógrafos, dentro de suas áreas de atuação, para a realização de oficinas práticas em atividades associadas a manifestações populares ou atividades  conceituais ligadas ao pensamento critico do ato de se fazer fotografia.

o principal objetivo do Programa é oferecer aos participante o Processo Criativo de cada convidado, uma vivencia tornando possível assim, a compreensão sobre a obra e a vida do fotógrafo ou fotógrafa convidada.

Dividido em três etapas, o Programa In Loco conta com um momento inicial onde os participantes desenvolvem um diálogo com a obra e o método de trabalho do fotógrafo convidado, em diálogo com o seu próprio modo de ver.

Na segunda etapa, os alunos são conduzidos a uma imersão fotográfica in loco, com o acompanhamento do fotógrafo/instrutor. Neste momento, será realizada uma pesquisa visual baseada nas orientações proposta em sala de aula, no momento anterior.

Por fim, o grupo apresentará um portfólio editado do que foi produzido, que será objeto de uma leitura crítica conduzida pelo professor. Ao final os alunos serão certificados pela participação na oficina.

_MG_4001.jpg

Fotografia Antonello Veneri

Em dezembro, o programa contou com a participação do mestre Adenor Gondim;

em fevereiro tivemos a fotografia do premiado Antonello Veneri;

março foi a vez do destacado fotógrafo baiano Bauer Sá, é seus retratos anônimos;

Para maio a participação será da fotógrafa Isabel Gouvêa, com seu olhar sobre a cultura da resistência.

Teremos ainda os convidados, Rejane Carneiro, Diógenes Moura, Tom Correia dentre outros importantes nomes da fotografia.

Veja a oficina em destaque – Programa-IsabelGouvea-Resistencia Ancestral  ISABEL GOUVÊA.